OFICINA ESCOLA DE ARTES DE N.FRIBURGO
Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo - (foto Gui Mallon)
"... as crianças vêm como peixinhos...tímidas a princípio ... gestos e corpos escondidos atrás dos olhos atentos, meio desconfiados ou mesmo assustados. Joga-se um pouco de alpiste ... cores guache, sons musicais, coreografias, pernas-de-pau circenses, qualquer idéia doida ... pronto, lá vem o cardume em disparada, atraindo os risos dos deuses ... chego em casa exausto, zonzo ... escuto ainda os ecos das ninhadas de passarinhos, sementes do meu povo, que brancos, negros, índios e outros jogaram no solo fértil da OFICINA ESCOLA DE ARTES ... Por Deus, por nós ... vamos regar estas flores... "
Atendendo a cerca de 2.000 jovens, em sua massiva maioria estudantes da rede pública de ensino, o Pontão de Cultura da Serra do Rio/Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo é atualmente o mais importante instrumento de formação artístico-cultural de jovens da região Centro-Norte do estado do Rio de Janeiro.

Mantida pela Prefeitura Municipal de N.Friburgo, através da sua Secretaria de Cultura, inserida no Programa Cultura Viva do MINC, o estabelecimento oferece 19 cursos de arte: dança, escultura, mídias digitais, desenho, artes circences, teatro, música, entre outros. Em 2009 passou a sediar também a Banda Municipal, incorporando os cursos de formação musical para todos os naipes de instrumentos de sopro.

Sua unidade central (foto), a Oficina Escola de Artes, localizada na Praça Getúlio Vargas,sediará a partir de outubro de 2009 um cine clube + cultura, numa parceria público privada entre a Associação de Artistas de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo e o Minc.